• nglês
  • iso

Aproveitando a tecnologia Lightning Fast com a segurança da tecnologia de fibra para ambientes Ex

21 de fevereiro, 2019

A crescente demanda por fibra ótica

Em uma era cada vez mais digital, onde os computadores são capazes de mais do que poderíamos imaginar, uma tendência se tornou clara. As empresas e os consumidores agora precisam processar mais dados do que nunca - em velocidades relâmpago. Por mais de 20 anos, a tecnologia de fibra óptica atendeu a essa necessidade - fornecendo comunicação rápida de iluminação e transferência de dados para aplicações diárias. As razões para o domínio de Fibre na vida cotidiana são abundantes; Ao contrário do seu antecessor, o cobre, é leve, resistente a EMI e pode transferir dados a (quase) a velocidade da luz.

No entanto, há uma indústria em que o poder dessa tecnologia não foi aproveitado em todo o seu potencial. A fibra é ideal para aplicações de comunicação e sensoriamento em áreas perigosas, mas levou tempo para entender realmente como essa tecnologia poderia ser integrada com segurança, utilizando os conceitos de proteção existentes.

 

Áreas perigosas e fibra óptica: os riscos

Uma crença comum da indústria é que, se você usar fibras ópticas em Áreas Perigosas, estará jogando com segurança. Devido ao seu baixo risco de faísca e alta durabilidade, assumiu-se que a fibra poderia ser implementada sem proteção adicional em ambientes Ex. Isso não é verdade. Ao instalar o Fiber, os usuários poderiam potencialmente introduzir uma fonte de ignição em sua aplicação perigosa. De fato, existem quatro maneiras pelas quais os feixes de luz podem ser transformados em uma fonte de ignição:

1 . A radiação óptica pode ser absorvida por superfícies que são aquecidas pela luz e atingem a temperatura de ignição da atmosfera circundante.

2 . Se o comprimento de onda da radiação óptica corresponder à banda de absorção do gás explosivo, a ignição térmica pode ocorrer.

3 . Emissões de luz vêm em muitos comprimentos de onda diferentes de infravermelho para UV). Essas ondas podem reagir com moléculas de oxigênio na área para gerar um "oxidante" que pode inflamar.

4 . Se um "feixe de laser" de radiação óptica atinge um gás potencialmente explosivo, pode gerar plasma ou uma onda de choque - ambas são fontes de ignição.

 

Aproveitando a tecnologia de fibra para ambientes externos

Para evitar o desenvolvimento dessas fontes de ignição, 3 conceitos de proteção foram desenvolvidos como parte da norma IEC 60079-28 para radiação óptica em áreas perigosas em 2006. Essa norma foi atualizada em 2015. O uso desses conceitos de proteção ao instalar fibra ótica o cabeamento permitirá que a tecnologia seja aproveitada com segurança em áreas perigosas. Eles são os seguintes:

1 . Ex op é ou 'radiação óptica inerentemente segura' - isto é similar ao conceito de proteção 'Intrinsecamente segura' em cabos de cobre e centra-se em limitar a energia do feixe de luz para evitar que ele crie uma fonte de ignição.

2 . Ex op pr ou 'radição óptica protegida' - este método contém o feixe de luz por meios mecânicos para que não possa escapar e causar qualquer dano. Isso é semelhante aos conceitos de proteção Exd e Exe.

3 . Ex op sh sh ou 'sistemas ópticos com intertravamento' - evita a ignição interrompendo rapidamente a transmissão óptica em caso de falha.

 

A gama de conectores Fiber Ex

Apesar da finalização destes conceitos para Áreas Perigosas em 2015, tem havido uma quantidade limitada de produtos disponíveis que incorporam estes métodos de proteção. É por isso que a Hawke International lançou sua linha de conectores de fibra ótica, projetada especificamente para ambientes externos.

A linha de conectores Hawke Fiber Ex combina a extensa experiência da Hawke em produtos Exe com a tecnologia de fibra. O conector de múltiplos núcleos oferece uma alternativa aos métodos de fiação rígida, permitindo que os usuários façam e interrompam com segurança cabos de fibra ótica no campo com o mínimo de tempo de inatividade. Os clientes também podem escolher entre Ex op pr e Ex op é métodos de proteção dependentes de suas necessidades exclusivas. Isso permite que eles aproveitem com segurança as vantagens da tecnologia de fibra em áreas perigosas.

 

Para mais informações acesse o link abaixo:

https://www.hubbell.com/hawke/en/blog/fibre-in-hazardous-areas


Publicado em 22/02/2019

Compartilhe



Comentários

*Nome

*E-Mail

*Comentário

Siga-nos

Postagem anterior

Protecta X - Conheça a próxima geração de luminárias LED da Chalmit
conheca-proxima-geracao-luminarias-led-chalmit
17/05/2019

Com um design criado em torno da tecnologia LED, o revolucionário Protecta X oferece uma variedade de benefícios, incluindo fácil instalação e manutenção, maior tempo de vida e muito mais.

Compartilhe

Ultimas Postagens

conheca-proxima-geracao-luminarias-led-chalmit
Protecta X - Conheça a próxima geração de luminárias LED da Chalmit
Com um design criado em torno da tecnologia LED, o revolucionário Protecta X oferece uma variedade de benefícios, incluindo fácil instalação e manutenção, maior tempo de vida e muito mais.
precisamos-falar-sobre-cold-flow
Precisamos falar sobre cold flow
No mundo dos cabos para atmosferas explosivas e da terminação dos prensa-cabos, poucos termos são usados com frequência, como o cold flow. Frequentemente, vemos líderes do setor alegando est
Polar-na-Offshore-Technology-Conference-2019
Polar na Offshore Technology Conference 2019
A Offshore Technology Conference é um evento global da indústria offshore de energia. No evento, profissionais do ramo compartilham suas ideias no intuito de desenvolver e produzir
modernizar-pode-ser-o-melhor-caminho-para-se-adequar-a-norma-NR10
Modernizar pode ser o melhor caminho para se adequar a norma NR10
A garantia à disponibilidade e segurança dos equipamentos elétricos estão cada vez mais presentes no desenvolvimento e fabricação de novos produtos. Através de vários avanços tecnológicos,
Quais-as-diferencas-entre-Nivel-de-Protecao-Classe-do-SPDA-Nivel-de-Protecao-para-o-qual-os-DPS-foram-projetados-Classe-dos-DPS-Tipos-de-DPS
Quais as diferenças entre Nível de Proteção, Classe do SPDA, Nível de Proteção para o qual os DPS foram projetados, Classe dos DPS
Estes termos costumam provocar confusões aos usuários da ABNT NBR 5419: 2015. Iniciando pelas definições descritas na Norma, "Nível de Proteção contra Descargas Atmosféricas - NP
aproveitando-a-tecnologia-lightning-fast-com-a-seguranca-da-tecnologia-de-fibra-otica-para-ambientes-Ex
Aproveitando a tecnologia Lightning Fast com a segurança da tecnologia de fibra para ambientes Ex
Em uma era cada vez mais digital, onde os computadores são capazes de mais do que poderíamos imaginar, uma tendência se tornou clara. As empresas e os consumidores agora precisam processar

Todos