• nglês
  • iso

Modernizar pode ser o melhor caminho para se adequar a norma NR10

28 de fevereiro, 2019

A garantia à disponibilidade e segurança dos equipamentos elétricos estão cada vez mais presentes no desenvolvimento e fabricação de novos produtos. Através de vários avanços tecnológicos, fabricantes de equipamentos elétricos buscam novas formas de evoluir seus produtos visando novas funcionalidades e, acima de tudo, garantir a segurança da operação e dos operadores.

Comentando especificamente da segurança dos operadores, o Ministério do Trabalho estabelece que todas instalações e operações com eletricidade devem seguir a norma regulamentadora NR-10, esta é uma das normas de segurança e saúde no trabalho. A NR-10 apresenta diversos tópicos e critérios sobre a segurança da operação em equipamentos elétricos.

 

Segurança em primeiro lugar

Um ponto importante da NR-10 para os fabricantes de equipamentos elétricos são os critérios para definição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que serão necessários para manobra e operação, estes deverão estar de acordo com a NR-6. Novos equipamentos elétricos visam garantir a operação e manobra sem exposição a pontos energizados, bem como medidas adicionais de segurança para evitar falhas ou até minimizar o impacto dessas falhas, preservando as pessoas e o equipamento.   

O não atendimento a norma NR-10, por parte das empresas, pode acarretar em multas e sanções do ministério do trabalho. Visando evitar esse tipo de problema, diversas empresas estão buscando adequar suas instalações elétricas. Por conta do baixo poder de investimento, nem sempre é possível realizar essa adequação através da aquisição de novos equipamentos elétricos.

Para atender a demanda de adequação das instalações elétricas a norma NR-10, com baixo custo, uma das alternativas é a modernização dos equipamentos existentes. Abaixo listamos algumas opções de modernizações, visando segurança e atendimento a norma NR-10.

 

  • Retrofit de Relés de Proteção

Essa opção visa garantir que todas as manobras sejam feitas de forma remota, uma vez que os relés de proteção da Schneider Electric possuem diversas formas de comunicação com sistemas de automação. Se a operação das instalações elétricas não possui nenhum tipo de sistema de automação, estes relés possibilitam uma atuação através de um quadro de operação remota.

 

  • Retrofit de Disjuntores

A modernização de disjuntores de média e baixa tensão possibilita a realização de manobras de inserção e extração com a porta fechada. Dependendo da solução aplicada essa operação pode ser realizada de forma remota, com a opção de disjuntores com carrinho motorizado.

As manobras de inserção e extração de disjuntores, bem como os comandos de liga e desliga são uma das principais causas de acidentes. Por conta disso, as exigências referentes aos EPIs para esse tipo de operação estão entre as mais rígidas.

 

  • Monitoramento de Temperatura

A principal causa de falhas em equipamentos elétricos são problemas nos pontos de conexão em painéis elétricos. Atualmente, a principal forma de monitorar e prevenir esse tipo de falha é através da realização de ensaios termográficos periódicos. Porém, a realização desses testes também representa um risco para a segurança do operador, visto que será necessário ter acesso aos pontos de risco. Por conta disso, o nível de EPI exigido para a realização desse teste está entre os mais altos.

Com a solução Asset Connect de monitoramento contínuo de temperatura em pontos de conexão, a realização dos ensaios termográficos passa a ser dispensável ou insuficiente, clique e conheça mais dessa solução.

 

  • Proteção contra arco elétrico

Em geral painéis elétricos antigos não possuem ensaios contra arco elétrico, ou seja, em um eventual incidente com arco elétrico interno as estruturas não suportarão e o operador estará correndo um grave risco de morte. Além das opções mostradas acima, que visam retirar qualquer intervenção local no painel. Uma forma de adequar a instalação e diminuir o impacto de um incidente causado por arco elétrico é a instalação de relés dedicados de proteção contra arco interno.

Os relés de proteção contra arco modelo VAMP, da Schneider Electric, possibilitam detectar a formação do arco elétrico através de captação do flash de luz e garantem um imediato desligamento do equipamento, assim evitando grandes danos ao ativo e ao operador.

                                                       

 

Equipamentos novos ou modernizar os existentes?

Todas as opções mostradas acima garantem uma redução dos custos envolvidos, pois, como a estrutura do painel é mantida, não serão necessárias modificações da sala elétrica. Além disso, o tempo de desligamento das cargas envolvidas são menores, comparado a completa substituição do painel elétrico.

A Schneider Electric, através de sua área de serviços, possui uma estrutura de engenharia dedicada e possibilita a adequação de equipamentos existentes. A Field Services auxilia o cliente em todas as etapas do processo de adequação. Projetos customizados a necessidade de cada cliente, garantia de qualidade de produtos, mão de obra especializada e por último a confecção de novos estudos de energia incidente.

Com a adequação das instalações e a atualização de estudos já é possível ter uma observar uma grande redução de custos com vestimentas de EPI para manutenção e operação dos equipamentos elétricos. Além disso, gastos com seguros podem ser reduzidos devido ao monitoramento remoto das instalações e um nível de segurança aumentado para operação e manutenção desses equipamentos.

 

Para mais informações acesse o link abaixo:

https://blog.se.com/br/servicos/2019/01/16/modernizar-pode-ser-o-melhor-caminho-para-adequar-a-norma-nr10/


Publicado em 28/02/2019

Compartilhe



Comentários

*Nome

*E-Mail

*Comentário

Siga-nos

Postagem anterior

Polar anuncia parceria com a Hi-Force
polar-anuncia-parceria-com-a-hi-force
02/10/2019

A Polar tem o prazer de anunciar sua nomeação como distribuidora exclusiva de produtos Hi-Force no Brasil.

Compartilhe

Ultimas Postagens

polar-anuncia-parceria-com-a-hi-force
Polar anuncia parceria com a Hi-Force
A Polar tem o prazer de anunciar sua nomeação como distribuidora exclusiva de produtos Hi-Force no Brasil.
polar-fornecera-coolers-para-equipe-de-buscas-em-brumadinho
Polar fornecerá Coolers para equipe de buscas em Brumadinho
Como fornecedora Pelican no Brasil, a Polar fornecerá os Coolers que serão doados pela Vale para a equipe de buscas em Brumadinho - MG.
polar-no-5-encontro-anual-abendi-sobre-atmosferas-explosivas
Polar no 5º Encontro Anual Abendi sobre Atmosferas Explosivas
O Encontro de Atmosferas Explosivas promovido pela Abendi tem o objetivo de proporcionar oportunidades de informação, atualização e networking sobre o tema Ex.
prensa-cabos-a-prova-de-espaco
Prensa cabos "à prova de espaço"
A nova linha de prensa cabos Hawke mantém os recursos que os clientes conhecem, com alguns extras adicionados para tornar a instalação, inspeção e manutenção ainda mais fácil do que nunca.
polar-europe-fornecera-sistemas-de-iluminacao-led-para-petroleira-na-argentina
Polar Europe fornecerá sistemas de iluminação LED para petroleira na Argentina
Com a abertura da Polar Londres/UK, a Polar aumentou sua visibilidade no comércio internacional e, desde então, muitas portas têm sido abertas.
polar-anuncia-parceria-com-a-bartec
Polar anuncia parceria com a BARTEC
Com muita satisfação anunciamos a nova parceira de mercado da Polar: a BARTEC LATAM.

Todos